sábado, 11 de julho de 2009

¨¨Máscaras¨¨



Não tenho talento para teatro. Desde criança tive plena consciência de que encenar é algo que não sei fazer. Viver personagens nos palcos e ter uma vida real fora deles é algo impossível para mim. Se precisasse viver alguém que não sou, com certeza, eu confundiria as coisas e acabaria perdendo a noção de onde acaba a ficção e onde começa a realidade. Talvez fazer teatro de qualidade não seja um talento que todos possuem...

Mas, talvez todos nós sejamos capazes de atuar, de forma mais discreta, sem o talento de, por exemplo,uma Fernanda Montenegro. Talvez sejamos capazes de atuar sem dar espetáculo. A prova disso é o fato de algumas pessoas viverem a vida inteira encenando: fingem que estão felizes, que simpatizam com todos que estão na mesma sala, que o sexo foi bom, que a comida estava ótima, que a vida vai muito bem... mas, na maioria das vezes, isso não faz parte da realidade, é tudo "teatrinho" de péssima qualidade.
É desse teatro barato e mesquinho que eu não gosto! Porque teatro que dá espetáculo e encanta é arte, e desse teatro eu gosto.
Por que algumas pessoas fingem que estão felizes se isso não é verdade? Talvez seja porque guardam uma esperança de que isso se torne real, e talvez essas pessoas encenem essa felicidade por tanto tempo que a mentira acabe se tornando verdade. Por que dizer que o sexo foi bom se na verdade foi uma droga? Por que algumas pessoas fingem que gostam de outras se depois saem falando mal pelas costas? Por que fingir que as coisas vão muito bem, obrigada, quando isso não passa de uma encenação barata?
Por que fazer da vida um teatrinho de péssima qualidade? Se for para fazer, que seja bem feito: ou você atua e dá espetáculo, ou você vive sem atuar, sem máscaras, sem falsidades.
Fazer teatro nos palcos é a arte de transmitir emoções, mas fazer da vida um teatro é, pura e simplesmente, a covardia de não conseguir encarar a vida sem máscaras.
P.s.: eu esqueci de tomar meu remédio tarja preta hoje, portanto, isso tudo que foi escrito pode não fazer sentido algum!
¨¨

2 comentários:

  1. Sou uma atriz mediana. Às vezes eu consigo fingir, às vezes não...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uau... eu tb odeio falsidade, odeio mentiras, odeio quem finge e depois fala mal por traz... e vc tem razão, apesar da super revolta rs
    bj

    ResponderExcluir