quarta-feira, 1 de abril de 2009

¨¨Útil, mesmo sem ter utilidade¨¨






Eternamente apaixonada pelas artes e por tudo o que é belo!!!












O que é a arte???


Para muitas pessoas as obras de arte que a gente encontra em museus, simplesmente, não deveriam ser consideradas arte, pois "qualquer criança de cinco anos seria capaz de produzir tais borrões de tinta". Não sei se eu penso diferente dessas pessoas por ser apaixonada por arte desde criança ou por simplesmente não conseguir (ou não querer) acreditar que existam apenas manchas nos quadros onde eu sempre vi sentimentos. Não sei o motivo, mas eu sempre consegui ver muitas coisas diferentes nos quadros para os quais eu olhava. Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é visitar o MARGS, e eu sempre vejo as coisas de um jeito diferente, dependendo de como eu estou no dia.


Isso me faz lembrar daquela música que diz:
"que a arte nos aponte uma resposta, e que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade para fazê-la florescer".
Eu sei que não sou a dona da verdade, (e nem tenho essa pretensão toda), mas pra mim a arte vai ser sempre a mãe de tudo, o princípio e o fim de tudo. Nascer e morrer é uma arte, logo, começo e fim são feitos de arte.
Eu sei que nem todo mundo pensa assim e que nem todo mundo consegue ver arte, por exemplo, na tela do Miró (no início do post), mas isso me leva até uma conclusão muito simples sobre o assunto:
A arte não está apenas nas mãos de quem cria, ela está também nos olhos de quem a vê, essencialmente, como arte!
Arte que não precisa ter uma utilidade ou aplicabilidade prática, ela precisa apenas ser capaz de despertar sentimentos e emoções em uma pessoa.

3 comentários:

  1. Eu tinha uma visão deturpada de arte... Mas, até que andei vendo Ugly betty (sim... hohoho) e comecei a raciocinar com ela. Arte é tudo aquilo que causa emoção em uma pessoa e está em quase tudo... poesia, sexo, música, na moda, na leitura...

    ResponderExcluir
  2. EU NUM ACHO Q AS COISAS DO MUSEU SAO ARTE SEI LA SAO MAIS COISAS PRA RELEMMBRAR PASSADO
    MAS PRA ALGUMAS PESSOAS PODE SER ARTE
    VAI LA ENTENDER
    OBRIGADA PELA VISITABOM OASIS

    ResponderExcluir
  3. Hahahahahaha!!!! Caiu na pegadinha, então?!!!

    Arte é que nem religião, política e opção sexual.
    Não se discute. Não se contesta. Não se explica. Apenas se sente! E cada um sente como lhe convém.
    Não espalha, mas eu acho que quase tudo é forma de expressar nossa arte... até bloggar... hehehe!!!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir