quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

¨¨Mulheres e o terrorismo¨¨

Há muito tempo as mulheres deixaram de ser meras espectadoras da guerra e decidiram ir à luta. Ataques realizados por mulheres-bomba são muito mais comuns do que muita gente imagina. O primeiro ataque suicida realizado por uma mulher aconteceu no Líbano em 9 de abril de 1985. Uma jovem integrante do Partido Nacionalista Sírio , Sana'a Mehaidli, com 16 anos, detonou um carro cheio de explosivos matando dois e ferindo outros dois soldados israelenses.
Muitas mulheres entram para redes terroristas para vingar a morte de algum parente ou para buscar igualdade com os homens. Os integrantes das células terroristas tentar recrutar, geralmente, mulheres viúvas, com problemas financeiros causados pela perda do marido. Vivendo em um lugar onde as mulheres são colocados em uma posição inferior em relação aos homens, muitas se tornam suicidas para mostrar que são tão dedicadas à causa quanto eles.
Alguns atentados realizados por mulheres:
*No dia 29 de março de 2002 uma jovem de 18 anos explodiu-se na entrada de um supermercado em Jerusalém. Três pessoas morreram , incluindo a suicida, e pelo menos 20 ficaram feridas;
*Em 5 de junho de 2003 um ônibus foi explodido na Rússia matando 17 pessoas, inclusive a terrorista;
* No dia 14 de janeiro de 2004, Reem Raiychi, jovem palestina militante do Hamas, realizou um ataque suicida na fronteira entre israel e a Faixa de Gaza. Além dela, morreram ainda quatro pessoas e sete ficaram feridas. O detalhe é que a jovem de 21 anos era mão de duas crianças;
*Ataque suicida no Paquistão, em Bannu, província da fronteira noroeste, mata 16 pessoas no dia 1° de outubro de 2007;
*Em 7 de dezembro de 2007, Suhaila Hussein Ali matou pelo menos 15 pessoas na cidade de Muqdadiyah, no Iraque. Ela realizou o ataque em frente à sede de um grupo anti-Al-Qaeda;
*Duas mulheres-bomba se explodiram, em locais diferentes, na cidade de Bagdá. 73 pessoas morreram nos ataques realizados no dia 1° de fevereiro de 2008.
Todas as mulheres que realizaram os ataques já citados são de origem oriental. Porém, se engana quem pensa que apenas as mulheres do Oriente Médio se tornam terroristas. No dia 9 de novembro de 2005 umamulher de origem belga detonou explosivos contra um comboio do exército americano no Iraque. Muriel Degauque tinha 38 anos e foi a primeira mulher de origem ocidental a se explodir no país. Ela foi a única pessoa que morreu no ataque.
Na verdade, não importa se quem realiza os ataques são homens ou mulheres, orientais ou ocidentais. O que importa é que o terrorismo existe e está espalhado pelo mundo. O que importa são as pessoas inocentes que morrem. O que importa são as crianças que ficam órfãs ou mutiladas. O que importa, de verdade, é não desistir da paz, mesmo que ela pareça cada vez mais distante de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário