sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

¨¨O outro lado de Israel¨¨

Quando se fala sobre Israel, muitas pessoas pensam, em primeiro lugar, na violência, nas guerras, porém, o país é extremamente desenvolvido e tem muitos números positivos. Todos nós sabemos e ouvimos falar sobre os conflitos no país, mas pouco se fala sobre o que há de bom naquele lugar. É sobre esse lado bom de Israel que eu decidi escrever hoje!!!
Israel é o primeiro país do mundo em número de leitores, primeiro em quantidade de mestres e doutores, primeiro no ranking de publicação de teses e livros, segundo país em número de viajantes internacionais, e terceiro país com mairo número de empresas listadas na Nasdaq, apenas atrás de E.U.A. e Canadá. O país registra a menor taxa de analfabetismo do Oriente Médio: 3,9%, (90% da população é alfabetizada). A taxa de mortalidade infantil é de 8 para 100 nascimentos.
O turismo é muito forte no país. Existem muitos lugares históricos e religiosos, resorts modernos, belos museus e, ainda, turismo arqueológico e ecoturismo. Um dos pontos mais visitados é o Muro das Lamentações, em Jerusalém, pois os cristãos acreditam que Jesus foi crucificado em um morro próximo, o Gólgota. Já para os seguidores do Islamismo, os pontos mais importantes são o Domo da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa. Judeus do mundo todo visitam Tazfat, que é a cidade sagrada do judaismo. Durante o inverno é posssível praticar esqui no Monte Hermon, que fica nas Colinas de Golã. Se pratica muito turismo arqueológico em Gamla, Gilgal Refaim, Katzrin e Fortaleza de Nimrad.
Israel possui a melhor orquestra da Ásia, apontada como uma das melhores do mundo. Fundada em 1936, a Orquestra Filarmônica de Israel é hoje dirigida pelo maestro Zubim Mehta.
Todos nós sabemos que há o lado "escuro" do país, mas não custa nada tentar enxergar também o lado bom. Israel é um país como os outros: enfrenta graves problemas, mas tem os seus pontos positivos. Imaginem o que seria do Brasil se nós só pensássemos na guerra entre traficantes e policiais, na situação caótica do ensino público ou na falta de caráter e moral dos políticos, sem nunca lembrar do que existe de bom no nosso país. Imaginem o que será de Israel se nós nos lembrarmos apenas da guerra. Os problemas existem e não podem ser ignorados, mas, por outro lado, não se pode ignorar o que ainda existe de bom!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário