quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

¨¨Notícias astronômicas¨¨

Para quem não sabe, 2009 é o ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA: O Universo Para Você Descobrir. O evento é iniciativa da União Astronômica Internacional e Unesco, celebrando o primeiro uso astronômico de uma luneta, por Galileu Galilei há 400 anos.

As principais metas do ano são:

§ Difundir na sociedade uma mentalidade científica.
§ Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais.
§ Promover comunidades astronômicas em países em desenvolvimento.
§ Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência.
§ Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista.
§ Criar novas redes e fortalecer as já existentes.
§ Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma distribuição mais equilibrada entre os cientistas provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.

Talvez vocês não se intressem por astronomia, mas enfim, já que eu gosto (e muito) do assunto, resolvi postar sobre isso aqui no blog. Durante todo o ano serão realizados vários eventos, e um dos que eu acho mais bacanas é que será oferecida a população a oportunidade de observar os astros e fenômenos celestes através de telescópios. Eu posso garantir, com absoluta certeza, que olhar o céu através de um telescópio é uma coisa incrível!!!!

Bem, já que os eventos acontecem em várias cidades, nesse link tem a agenda completa: http://astroweb.iag.usp.br/~damineli/IYA2009/index.php?option=com_jcalpro&Itemid=41&extmode=cal

=== P.S.: Plutão está de aniversário!!! Simmm, Plutão foi descoberto no dia 18 de fevereiro de 1930 pelo astrônomo Clyde Tombaugh. ===

2 comentários:

  1. Interessante... Mas o meu contato mais próximo a astronomia é saber quando a lua esta cheia -sad.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hummmm... eu gosto... nunca me aprofundei... mas acho bacana!!! E parabéns pra Plutão... hehehe!!! Valeu pelo seu comment, querida!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir